terça-feira, 1 de setembro de 2009

Symantec: sites de pornografia lideram lista dos 100 sites mais perigosos

cid:image001.jpg@01C9C818.034C6B80                                                                                                                     

A Symantec, fabricante do software de segurança Norton, lista os 100 sites mais repletos de pragas virtuais do mundo no levantamento "100 Dirtiest Web Sites of Summer 2009". Estes sites representam o "pior do pior" no que se refere a número de ameaças detectadas pelo Norton Safe Web, serviço web que facilita a diferenciação de sites seguros dos inseguros antes que o internauta visite a página. A categoria de sites de conteúdo adulto lidera no ranking de ameaças, representando 48% da listagem. Contudo, sites dedicados a caça, skate, serviços legais e venda de eletrônicos também figuram no levantamento.

Enquanto um site malicioso "amador" listado pelo Norton Safe Web traz consigo uma média de 23 pragas, o número médio de pragas virtuais por site da lista dos 100 piores é de 18 mil. Deste levantamento, 40 sites contam com mais de 20 mil ameaças digitais.

Vírus são as pragas mais comuns, seguidas de riscos de segurança e vulnerabilidades em browser. O nível de sofisticação das pragas possibilita que um computador seja infectado simplesmente ao entrar na página, sem que o usuário precise baixar algo ou clicar ou autorizar o download e execução de um arquivo. Desta forma, criminosos digitais poderão roubar dados pessoais dos usuários ou transformar a máquina em um "zumbi" e utilizá-la para enviar spam e atacar sites – como ocorrido recentemente com o Twitter e o Facebook –, entre outras ações.

Segundo o Relatório de Ameaças à Segurança na Internet da Symantec, de abril de 2009, a maior parte das novas infecções ocorre quando as pessoas surfam na Internet. Por isso, Fabiano Tricarico, gerente nacional de vendas da área de varejo da Symantec, aponta a necessidade de navegar de forma mais cautelosa, principalmente em sites desconhecidos, pois o usuário não sabe como lidam com segurança. "O levantamento aponta que 75 dos sites distribuem malware há mais de seis meses e este comportamento pode ser encontrado em outras páginas que não estão na lista", afirma. "É preciso saber onde se pisa no mundo virtual".

O Norton Safe Web – http://safeweb.norton.com/ – traz uma classificação visual para o usuário identificar rapidamente os riscos potenciais de visitar um determinado site, bastando ao internauta digitar o endereço no campo de pesquisa. O Norton Safe Web vasculha a internet automaticamente, buscando pragas em milhões de sites, e recebe sugestões de endereços para analisar em tempo real, fornecidos pelos 20 milhões de membros da Norton Community Watch. Antes de entrar em um site, digite a URL no campo vazio em http://safeweb.norton.com/ e descubra se a página é segura.

Caso tenha interesse em se aprofundar no tema em uma conversa com o executivo da Symantec Fabiano Tricarico, entre em contato com Glauce Martins, no 11 3017 5300 r. 201.

0 comentários: