Veneza comemora cobertura Wi-Fi com caça ao tesouro digital
Na brincadeira jogadores receberão pistas pelo celular e laptops. Moradores terão acesso gratuito a acesso banda larga sem fio.
A brincadeira de caça ao tesouro se tornará um passatempo completamente digital na noite desta sexta-feira (3), com participantes em busca de uma misteriosa varinha oriental dotada de poderes especiais, pelas estreitas pontes e ruas da cidade italiana de Veneza.
Descobrindo cantos escondidos e distantes das multidões de turistas, os participantes receberão indicações de percurso e senhas por meio de seus celulares e laptops, para celebrar a cobertura completa da cidade por uma rede de computação sem fio.
"Dez mil quilômetros de fibras ópticas, muitos hotspots cobrindo todas as bibliotecas públicas... Muitas cidades europeias têm serviços Wi-Fi, mas nenhuma oferece cobertura dessa amplitude", disse o vice-prefeito de Veneza, Michele Vianello, que supervisionou o projeto.
Pelo plano, que oferece acesso em banda larga Wi-Fi gratuito aos moradores, estudantes e empresas instalados na cidade, turistas e visitantes pagarão cinco euros (cerca de R$ ) ao dia pelo serviço.
Baseado em uma trama criada pelo escritor Alberto Toso Fei, o jogo chamado "Whaiwhai" foi premiado na Itália por inovar o turismo. Versões em inglês e italiano do jogo estão disponíveis para jogar em Roma, Florença e Verona, e criadora do game planeja exportá-lo para Londres, Paris, Pequim, Tóquio, Nova York e San Francisco.
Ainda de acordo com Vianello, o projeto foi financiado com uma verba de 10 milhões de euros pelo município, que agora está em busca de capital privado para desenvolvê-lo.
A conexão Wi-Fi rápida, com velocidade de entre 20 e 100 megabytes, permitirá o desenvolvimento do comércio eletrônico e TV a cabo, o que permitirá remover as feias antenas instaladas na cidade velha. E também deve oferecer vantagem competitiva às empresas locais, de acordo com Vianello.
"E nós poderemos colocar na web parte da preciosa herança cultural veneziana... Estamos começando a contar a história de outra Veneza", afirmou.
O lançamento da cobertura Wi-Fi acontece uma semana depois de outra inovação na cidade italiana: a jovem Giorgia Boscolo, de 23 anos, tornou-se a primeira gondoleira 'certificada' após mais de 900 anos em Veneza.
0 comentários:
Postar um comentário